verbas públicas desviadas
MP prevê novas prisões no Ceará
Promotor assegura que investigações estão sendo aprofundadas em vários Municípios que fraudaram licitações
"A operação continua sendo realizada em outros Municípios do Estado do Ceará. Em cada município que as empresas sob investigação concorreram em licitações, haverá desmembramento da operação ´Província II´. Novas prisões podem ocorrer em breve".
A afirmação é do promotor de Justiça, Luiz Alcântara, da Procuradoria de Crimes Contra o Patrimônio Público (Procap), ontem pela manhã, em entrevista coletiva na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil.
"Dentre as prisões preventivas decretadas pela Justiça neste último momento da operação, uma ainda não foi cumprida. Ana Cláudia Passos, da empresa ´Ely Construções e Serviços Ltda´, está na condição de foragida. Além dela, outras pessoas podem ser presas em novos desmembramentos da operação", ressaltou o representante do Ministério Público que vem acompanhando a operação.
Na entrevista, Alcântara destacou o trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil - sob o comando do delegado Márcio Rodrigo Gutierrez, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). "A apuração responsável e equilibrada da Polícia Judiciária acerca das denúncias resultou numa investigação que levou a cinco novas prisões (anteontem). Mais uma organização criminosa foi desestruturada", disse, referindo-se à segunda parte da operação ´Província II´, deflagrada na última terça-feira.
Na ocasião foram presos, Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, 33 e seu irmão Rodrigo Fortuna de Araújo, 29, ambos sócios da empresa ´Viçosel Construções e Serviços Ltda.´; Brena Cristina Barbosa Lima, 31; e Linard Silva da Rocha, 28, ambos servidores municipais de Tianguá; além do comerciante José Sidney Dourado Gomes, 48, responsável pela empresa ´Umari Construções Ltda.´ "Destacamos que todas essas pessoas já estão formalmente denunciadas como participantes e integrantes de uma organização criminosa que fraudava processos licitatórios".
O crime
O grupo é acusado de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, fraudes de licitações e falsificação de documentos públicos e particulares. Alugavam CPFs de pessoas humildes de Fortaleza e do Interior para constituírem empresas ´fantasmas´.
NATHÁLIA LOBO
SUBEDITORA DE POLÍCIA
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE 29/09/2011
Polícia investiga ameaça de morte
Ipu Um possível esquema para matar o prefeito deste Município, Sávio Pontes, está sendo investigado pela Polícia local. Uma gravação apresentada à imprensa pelo delegado de Polícia Civil, Francisco Miguel de Sales Filho, revela quem seria o possível mandante e quais as pessoas que estariam indicadas para morrer. "Além do prefeito, mais três pessoas estariam na lista para serem executadas. E uma delas, Paulinho Francisco de Lima, mais conhecido por ´Cabeção´, foi executado no Estado do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano".
Quem estaria por trás das ameaças, segundo o que apurou a Polícia, seria o vereador licenciado da Câmara de Ipu, Antônio Fábio Borges, conhecido na cidade como "Fabuloso". A gravação da conversa foi feita por Onézimo Vieira Nascimento, o Beto, que escapou de um atentado em setembro de 2010, na cidade de Varjota. A gravação é de uma ligação telefônica, entre Beto e Onézimo Vieira. Beto faz um alerta: (sic) "Se cuida que o Fabuloso disse que ia mandar matar eu (Beto), você (Cabeção), Sávio Ponte e Major Eucir". O major Eucir é, na verdade, o ex-chefe da Guarda Civil, José Eucir de Castro Moura.
Antes de ser assassinado, Cabeção contou que foi torturado dentro da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, pelo vereador Fabuloso, e que só escapou da morte porque teria dito ao chefe do tráfico da Rocinha que Fabuloso é procurado no Estado do Ceará. A Polícia Militar começou as investigações e na manhã de terça-feira fez buscas na fazenda do sogro do vereador.
09-06-2011
Um caminhão perdeu os freios e causou um acidente na rua Darci Corrêa, em frente a Casa de Cultura. A ocorrência foi registrada no fim da tarde desta quarta-feira (02/03).O caminhão com placas, HYI-2130 com inscrição de Fortaleza que presta serviço ao DNIT, que vinha da CE-187, Serra da Ibiapaba, transportando um Trator Catepilhar, Motoniveladora 120K, ficou sem controle quando passava na Rua José Lourenço e bateu numa mureta do SAAE e foi parar num muro de um terreno desabitado. O motorista conseguiu saltar do veículo ainda em movimento, quando percebeu que o mesmo estava sem controle e teve apenas ferimentos leves.
O local onde o caminhão foi parar é muito movimentado durante esse horário de fim de tarde, por conta de pedestres que utilizam a calçada para fazer caminhada, no momento do acidente felizmente ninguém passava pelo local.
09-03-2011
A Polícia Militar do município de Tianguá, prendeu quatro homens envolvidos em roubos e furtos de veículos na região.
De acordo com os PMs que realizaram a prisão, as motos eram consideradas o alvo principal dos assaltantes Antônio Francisco do Nascimento, Carlos Batista de Sousa, Francisco Carvalho do Nascimento, e Daivson Martins de Lima.
FONTE: CEARÁ AGORA
09-03-2011
EMOÇÃO NA DESPEDIDA DOS MORTOS EM GUARACIABA DO NORTE
Os caixões estavam espalhados no interior da capela do Sagrado Coração de Maria. E perto de cada um, os familiares e amigos.Todos com a mesma emoção, rezavam, choravam, cantavam e se abraçavam. Era como se fosse uma grande família. A comunidade do Sítio Guarani, a 12 quilômetros da sede do município de Guaraciaba do Norte, ontem pela manhã, acompanhou a celebração eucarística, o cortejo até o distrito de Várzea do Espinho, a reza do terço na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o sepultamento no cemitério da Várzea.
Os corpos de sete das oito pessoas mortas por atropelamento na noite do último domingo, foram enterrados diante do clamor de uma multidão. O acidente abalou os que moram no Sítio Guarani, mas também nos distritos e localidades vizinhas. Em Mucambo e Várzea do Espinho, as pessoas aguardavam o cortejo que seguia para o cemitério, nas calçadas e praças. Como na capela do Sítio Guarani, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Várzea, ficou cheia de pessoas que abraçavam os parentes das vítimas, choravam e rezavam.
Cícero Lopes de Oliveira, vulgo "Cícero Bombeiro", de 32 anos, foi preso ontem terça-feira, (01), acusado de atropelar 15 pessoas e matar oito, no último domingo (27), em Guaraciaba do Norte. Segundo informações do Capitão Artunane Aguiar, Comandante da Companhia de Polícia, sediada em Tianguá, Cícero estava escondido no meio do mato, próximo à zona urbana do município. De posse de um mandado de prisão preventiva, expedido pelo juiz da cidade, e graças à denúncias anônimas de populares, policiais conseguiram capturar o acusado, que será indiciado por homicídio doloso.
Detran faz varredura na Ibiapaba
Devido a proximidade com o período momino, desde a semana passada o DETRAN/CE, faz blitz na região da Serra da Ibiapaba, visando o controle e a tranquilidade, já foram apreendidos mais de 300 motos e vários veículos irregulares em toda região.
26-02-2011
Acidente entre Tianguá e Ubajara deixa 4 pessoas mortas e 3 gravemente feridas
Um acidente fatal na CE-187 acabou deixando 4 pessoas mortas e outras 3 gravemente feridas, entre os municípios de Tianguá e Ubajara.
A colisão aconteceu por volta das 5h deste sábado (05), quando o veículo modelo Hilux, com as 7 pessoas, acabou batendo na traseira de um caminhão que levava frutas para o mercado de Tianguá.
No local, a polícia teve muito trabalho para socorrer as vítimas, porque o veículo tombou e 2 das vítimas foram arremessadas; outras 4 foram socorridas para o Hospital de Tianguá e serão transferidas para o Hospital de Sobral.
As vítimas fatais, identificadas por familiares, foram Maria das Dores Sousa Costa, 22 anos; Antônio Sousa Nascimento, 22 anos; e Renato Sousa Silva, de 29 anos.
As outras pessoas envolvidas no acidente foram identificadas como Gerdiane Aguiar de Sousa, 23 anos; Luziane Portela Sousa, 15 anos; o motorista, Ricardo Carneiro de Aguiar, 33 anos, encontram-se em estado grave; e Romário Sousa Silva não reagiu e aos ferimentos e acabou falecendo na Santa Casa de Sobral.
Todos do grupo eram conhecidos da região e voltavam de uma festa, quando perderam o controle do veículo.