CIRURGIA DE SEPARAÇÃO
Gêmeas siamesas recebem alta
Maria Clara e Maria Clarice nasceram unidas pelo abdômen e viajaram para São Paulo em fevereiro para a cirurgia
Sobral- As gêmeas siamesas do município da Santa Quitéria, distante 92 quilômetros da cidade de Sobral, já receberam alta do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foram submetidas a uma cirurgia de separação de corpos. Maria Clara e Maria Clarice deixaram o hospital na quinta-feira e sexta-feira, respectivamente.
A previsão é de que, na próxima quinta-feira, as duas voltem ao hospital para uma avaliação do quadro clínico e uma possível retirada dos pontos. As gêmeas, acompanhadas dos pais, estão na casa de um casal que morava em Santa Quitéria e agora reside na cidade de Santo André, localizada na região do ABC paulista.
Atenção
Clara e Clarice se tornaram o xodó de todos os vizinhos e recebem a atenção e o carinho de todos que moram perto da casa onde estão hospedadas.
As gêmeas siamesas viajaram no dia 22 de fevereiro para São Paulo com os pais, para realização da cirurgia de separação no Hospital das Clínicas. As despesas, conforme decisão do juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, estão sendo pagas pelo Governo do Estado do Ceará, a partir de uma decisão da Justiça concedida no mês de janeiro passado.
As irmãs nasceram no Hospital Municipal de Santa Quitéria no dia 3 de fevereiro do ano passado. Com 6 quilos e 30 gramas, as meninas nasceram ligadas pelo abdômen.
No dia seguinte foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e, em seguida, para o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, unidade referência no Nordeste. A partir daí, saiu a decisão que determinou a cirurgia no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
29-03-2011
Veja dicas para aliviar a ressaca após o Carnaval
Comer bem, alternar a bebida com copos de água, escolher opções com menor graduação de álcool e, principalmente, evitar exageros são alguns conselhos comuns para quem vai enfiar o pé na jaca no Carnaval. Mas, infelizmente, nem todo mundo consegue manter o controle durante a folia. A consequência é a famosa ressaca na quarta-feira de Cinzas.
O excesso de álcool tem um efeito tóxico sobre o organismo: acelera batimentos cardíacos, causa desidratação, sobrecarrega o fígado e irrita as mucosas do estômago e do esôfago, entre outros efeitos. É esse prejuízo o responsável pelos sintomas do "dia seguinte": boca seca, náusea, vômito, diarreia e uma dor de cabeça insuportável. Veja algumas dicas para aliviar o mal-estar:
Tome muita água: a medida é fundamental porque o álcool tem efeito diurético e "seca" o organismo. Além disso, a hidratação ajuda a diluir os componentes da bebida que irritam o estômago. O ideal é beber água antes, durante e depois da bebedeira.
Cuidado com a automedicação: se você está acostumado a usar algum remédio para dor de cabeça ou antiácido receitado pelo médico, provavelmente não vai resistir à tentação na hora da ressaca. Mas, cuidado: o ácido acetilsalicílico (aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado. Na dúvida, consulte o médico ou o farmacêutico.
Tome chá: como explica a consultora nutricional Patrícia Bertolucci no site Minha Vida, chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. A professora de nutrição Jocelem Salgado, consultora do site Vya Estelar, também recomenda o chá verde, outro aliado na eliminação de toxinas.
Beba café, mas não exagere: uma pesquisa feita com ratos na Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, mostrou que a bebida pode aliviar a dor de cabeça da ressaca. Mas nem todo mundo concorda com a recomendação. Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, o café é diurético e pode agravar a desidratação causada pelo álcool.
Consuma sucos e água de coco: assim como a água, os sucos naturais de frutas ajudam a hidratar o organismo e combater a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue), outro efeito do álcool.
Descanse: durante a ressaca, a luz e o barulho incomodam demais. Por isso, procure repousar com a luz apagada, em local silencioso, até se sentir melhor.
Evite alimentos pesados e gordurosos: como o álcool irrita o estômago, a alimentação no dia seguinte deve ser leve, para não agravar os sintomas. Prefira grelhados, frutas e hortaliças.
Dê folga ao organismo: não caia no conto de que voltar a beber é o melhor remédio para a ressaca. Esse, na verdade, é o melhor caminho para o alcoolismo.
* Com informações dos sites Boa Saúde, Minha Vida, Idmed e Vya Estelar